VÍDEO SINTETIZA AÇÕES DA REDE AMAZÔNIA NA COMUNIDADE DE JOSIAS, NO MARANHÃO


A Prefeitura de Zé Doca, no Estado do Maranhão, através da Secretaria Municipal de Administração, conjuntamente ao Programa Morar, Conviver e Preservar a Amazônia (Rede Amazônia) realizaram, em dezembro passado, atividades que deram prosseguimento ao projeto de regularização fundiária e resolução de conflitos socioambientais no território.

A Comunidade do Josias recebeu a equipe interdisciplinar da Rede Amazônia em duas reuniões. Uma com o Grupo de Trabalho Municipal, com a participação de vereadores, secretários do município e o cartório local, onde foram apresentadas peças técnicas produzidas pelos membros do Programa, além de uma segunda reunião com membros da comunidade, para dar inicio a aplicação do projeto piloto.

Jailton Santos, secretário de Administração, acredita que “o projeto beneficiará toda a comunidade e o município. É uma grande parceria que o município faz com a Universidade Federal do Pará, com o governo federal, com a Universidade Estadual do Maranhão”. Para o secretário, o projeto é uma oportunidade das pessoas terem em mãos um documento que lhes permita dizer que aquele imóvel é seu.

Já Antônio Gonçalves, morador da comunidade, se diz “muito satisfeito com a palestra, satisfeito com a equipe, e espero que vá dar tudo certo”. Manoel Alves, outro morador do Josias, acredita que todo morador precisa de um documento para sua propriedade.

O Programa Rede Amazônia atua em todos os estados da Amazônia Legal, levando projetos para o avanço da regularização fundiária em 17 municípios da região, em conjunto com os Grupos de Trabalho Municipais e Estaduais, as universidades publicas federais e estaduais, prefeituras, e as comunidades beneficiadas.


Texto: Gabriel Mansur – Ascom CRF-UFPA

13 visualizações0 comentário