Reitor Emmanuel Tourinho abre comemorações dos 15 anos da CRF-UFPA

Atualizado: Jul 10



O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Tourinho, abre nesta quarta-feira, 7 de julho, às 10 horas, as comemorações dos 15 anos da Comissão de Regularização Fundiária da Universidade Federal do Pará (CRF-UFPA). A CRF-UFPA foi criada pela Portaria 1830, de 5 de junho de 2006. O evento debaterá os 15 anos de uma experiência de atuação pública focada no ensino, pesquisa e extensão na Amazônia Legal. A mesa virtual de abertura terá como tema A força do conhecimento, diálogos e parcerias institucionais e será transmitida pelos links https://youtu.be/i4O-_bmxJMg e

https://www.facebook.com/comissaoderegularizacao.fundiaria/.

Participam, ainda, da mesa de abertura, Alessandra d'Avila Vieira, Secretária Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Carlos Maneschy, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Pará (Sectet-Pa), Marlene Alvino, Presidente da CRF-UFPA, e Flávio Augusto da Silva, Superintendente do Patrimônio da União no Estado do Pará (SPU-Pará).

Nestes 15 anos de existência, a CRF-UFPA coordenou 12 projetos de extensão que estimularam a produção de metodologia de trabalho e desenvolvimento tecnológico, por meio da inovação e interdisciplinaridade no trato do tema regularização fundiária, envolvendo inúmeras instituições parceiras, de âmbito federal, estadual e municipal. Os projetos possibilitaram o diálogo entre teoria e prática em benefício de 45 comunidades envolvendo cerca de 50 mil imóveis, além das ações nos campos da pesquisa e do ensino.

À tarde, a partir da 15 horas, Edésio Fernandes (foto ao lado), Associado do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU) e membro da DPU Associates e do Lincoln Institute of Land Policy, fará a conferência magna sobre o tema A Regularização fundiária: a experiência na América Latina e no Brasil, que será transmitida pelo link https://youtu.be/X_DcE2vmzYA.

Em seguida, Myrian Cardoso, Coordenadora do Programa Morar, Conviver e Preservar - Rede Amazônia, abordará As boas práticas na Amazônia Legal. Na sequência, 0 prefeito municipal de Belém, Edmilson Rodrigues, fará conferência sobre A cidade como lócus de participação e mudança social na Amazônia Legal no Século XXI. Haverá debate das 17 às 18h, encerrando a programação do dia.

Na quinta, 8 de julho, a partir das 14 horas, haverá mesa virtual com a linha do tempo dos projetos e as parcerias consolidadas com as três esferas da federação brasileira nos últimos 15 anos. A atividade será transmitida pelo link https://youtu.be/iwgO9gpkXwc. Encerrando as programações, 9 de julho, sexta-feira, das 15 às 17horas, no Espaço Cultural do Vadião, ocorrerá, presencialmente, às margens do Rio Guamá, a mesa sobre os 15 anos de arte, cultura e direito à cidade. Serão lançados três livros, além da realização de uma ampla roda de conversa e outras atividades lúdicas e de integração social. A mesa será transmitida pelo https://youtu.be/1ERB05xzjT0.


Texto: Kid Reis - Ascom - CRF-UFPA

Foto: Arquivo da CRF-UFPA





5 visualizações0 comentário