O Rede Amazônia segue em expansão

O mês de agosto foi decisivo para a Comissão de Regularização Fundiária (CRF-UFPA) no que se refere aos diálogos realizados entre os pesquisadores e reitores das Universidades Federais do Maranhão (UFMR), Roraima (UFRR), e Amapá (UNIFAP).

No Maranhão, os pesquisadores locais Protásio César e Saulo Ribeiro apresentaram o Programa Rede Amazônia aos reitores Natalino Salgado e Gustavo Costa, das Universidades públicas do Estado (UFMA e UEMA), que se colocaram à disposição e avaliaram positivamente a parceria com a UFPA e com o MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional), apesar dos desafios da Rede. Além desse primeiro encontro, também se reunirão novamente com a Secretaria Estadual da Cidade do Governo do Maranhão e com os municípios para definir os próximos passos do Programa.


Foto: De Jesus/O Estado


Já em Roraima, as pesquisadoras correspondentes Claudia Helena e Joani Capiberibe dialogaram sobre o Programa com o reitor da UFRR, José Geraldo Ticianeli, e com Angélica Leite da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (EMHUR), da Prefeitura de Boa Vista, e obtiveram apoio do reitor pela notoriedade de solucionar os conflitos socioambientais regionais e pela relevância da Rede. Por parte da Prefeitura, Angélica Leite agradeceu a iniciativa e informou que o poder público já atua com a regularização fundiária na cidade e que já foram entregues cerca de três mil títulos aos moradores, mas que é necessário “um ajuste no desenvolvimento operacional e logístico da Rede Amazônia na cidade”, reiterou ela, pontuando o andamento dos trabalhos na região de Boa Vista.


Campus Paricarana da Universidade Federal de Roraima (UFRR) — Foto: Divulgação/UFRR


Também em Amapá o Programa foi apresentado pelas pesquisadoras regionais Danielle Costa e Cristina Baddini, a Júlio Oliveira, reitor da UNIFAP, e a Robert Zamora, do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da instituição federal. A apresentação foi feita por videoconferência e envolveu também o pesquisador e supervisor jurídico do Programa pela UFPA, Arleisson Furo. No debate ficou encaminhado o agendamento de reuniões com o governo do Estado e com os prefeitos de Ferreira Gomes, município pré-selecionado pela Rede, para apresentar o Programa e definir parcerias locais. Apesar dos desafios, o reitor afirmou que a UNIFAP está disposta a abraçar o projeto e ajudar na sua estruturação, para superar os conflitos socioambiental, habitacional, e sanitário das comunidades locais.


Foto: Alcir Matos


Texto: Jamille Leão – Ascom CRF/UFPA

17 visualizações

©2020 por Projeto Rede Amazônia.