Edésio Fernandes profere aula magna nos 15 anos da CRF-UFPA

Atualizado: Jul 6


O professor, urbanista e jurista Edésio Fernandes, do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU) e membro do Lincoln Institute of Land Policy, Cambridge, Massachusetts, nos EUA, fará conferência magna no dia 7 de julho, quarta-feira, às 15 horas, em comemoração aos 15 anos do trabalho de ensino, pesquisa e extensão desenvolvido pela Comissão de Regularização Fundiária da Universidade Federal do Pará na Amazônia Legal. A aula magna terá com tema Regularização: a experiência na América Latina e no Brasil e será transmitida pelo https://youtu.be/X_DcE2vmzYA.

Edésio se formou na Universidade Federal de Minas Gerais e recebeu o grau de Doutor em Direito da Universidade de Warwick, no Reino Unido. Ele é professor universitário associado com vários departamentos: Institute of Housing and Urban Studies, em Rotterdam, na Holanda, Development Planning Unit/DPU da University College London, na Inglaterra, e no Lincoln Institute of Land Policy, em Cambridge, Massachusetts, nos EUA.

Ele trabalha, também, como professor visitante em diversas universidades brasileiras, tais como a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), onde atua no curso de mestrado em Urbanismo, e na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerai (PUC-Minas), com o mestrado em Gestão de Cidades. Ministra aulas, ainda, na Especialização em Revitalização Urbana e Arquitetônica da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais, além de atuar regularmente nos cursos de Direito Urbanístico da PUC Minas Virtual.

O professor vive atualmente na Inglaterra e as suas linhas de pesquisas estão voltadas para o direito urbanístico e ambiental; reforma fundiária, mercados informais e programas de regularização fundiária; descentralização, gestão urbana e metropolitana; preservação do patrimônio cultural; acesso a justica, direitos humanos e sociologia do direito, entre outras.

Edésio tem várias publicações em português, inglês, espanhol e italiano. Um dos seus livros que estabelece relações com a aula magna é a publicação Regularização de Assentamentos Informais na América Latina, editada pelo Lincoln Institute of Land Policy, e trata das questões atuais de políticas públicas relacionadas ao uso da terra, mercados fundiários e impostos sobre propriedade. O documento produz uma reflexão para diminuir a distância entre teoria e prática, combinando resultados de pesquisas e estudos de casos e contribuições de profissionais de diversas disciplinas, de autoridades locais e cidadãos de diversas comunidades.


Texto: Kid Reis - Ascom CRF-UFPA

Foto e arte: Arquivo IBDU



14 visualizações0 comentário