Discentes da FAU-UFPA debatem direito à cidade com teatro, música, poesia e arte


A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará (FAU-UFPA) e o Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará (CAAU) realizam nesta segunda-feira, das 9h às 13h, no Hall da instituição, a atividade acadêmica ATHIS+ para estudantes: Direito à cidade, cultura e cidadania. O evento terá oficina, roda de conversa, teatro e muita arte para falar sobre desenvolvimento, ordenamento urbano e cidadania.

Segundo Ana Clara Fonseca, discente do curso de Arquitetura e Urbanismo, a iniciativa articula uma interação de conhecimentos entre o ensino e a pesquisa efetuados em sala de aula, que são voltados para uma realidade mercadológica e totalmente distintos dos olhares urbanísticos das periferias das cidades nas experiências de extensão. “São dois territórios sociais distintos e compreender esta realidade é fundamental para a formação do futuro arquiteto e urbanista”, assinala.

Clara informa que a Lei Nº 11.888, de 24 de dezembro de 2008, assegurou às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social. O artigo 2o garante que às famílias com renda mensal de até três salários mínimos, residentes em áreas urbanas ou rurais, têm o direito à assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social para sua própria moradia. Este direito à assistência técnica abrange todos os trabalhos de projeto, acompanhamento e execução da obra a cargo dos profissionais das áreas de arquitetura, urbanismo e engenharia necessários para a edificação, reforma e ampliação ou regularização fundiária da habitação, entre outros direitos, relata a arquiteta.

As atividades ATHIS+ para estudantes: Direito à cidade, cultura e cidadania terão a participação de membros da Comissão de Regularização Fundiária da Universidade Federal do Pará (CRF-UFPA), da Coordenação do Programa Morar, Conviver e Preservar a Amazônia (Rede Amazônia), da Associação Cultural Amazônica Boi Marronzinho, do Projeto Multiver Cidades e contará com a presença da vereadora Beatriz Caminha (PT), entre alunos e moradores do entorno das terras da UFPA.


Texto: Kid Reis – Fotos: Arquivo CRF-UFPA e Boi Marrozinho.


2 visualizações0 comentário