1. SÃO FRANCISCO DO BREJÃO

O município de São Francisco do Brejão, no Estado do Maranhão, foi criado pela Lei Estadual n.º 6.139 de 10 de novembro de 1994 e desmembrado de Açailândia e Imperatriz. A sua história, no entanto, começou em meados da década 60 quando o agricultor de nome Senhor Clemente, vindo da Bahia, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciou o plantio arroz. A localidade também foi marcada pelo ciclo da exploração da madeira e conhecida inicialmente por Brejão, pois as suas terras férteis são apropriadas para agricultura, além de incorporar a pecuária, uma forte bacia leiteira e o setor comercial.

2. SENADOR LA ROCQUE

Com uma unidade territorial de 1164,88 km², o município de Senador La Rocque, no Maranhão, integra o Programa Morar, Conviver e Preservar a Amazônia, uma rede de ensino, pesquisa e extensão que trabalhará até 2021 com a inovação, capacitação e assistência técnica em regularização fundiária urbana, prevenção de conflitos de naturezas socioambiental, habitacional e sanitária nos nove estados que compõem a Amazônia Legal. A cidade está localizada na microrregião de Imperatriz e mesorregião do Oeste Maranhense.

3. GOVERNADOR EDISON LOBÃO

O povoamento de Governador Edison Lobão iniciou com o desmatamento em 1958 para a construção da estrada de ligação entre Belém e Brasília, mais conhecida como BR-010, Rodovia Belém-Brasília e Rodovia Bernardo Sayão, engenheiro encarregado da obra. Com uma unidade territorial de 617,31 km², a história do município de Governador Edison Lobão, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também é marcada pelas políticas de expansão territorial brasileira a partir dos anos 50, quando os cenários discursivos reforçavam vazio demográfico para  implantar projetos de colonização agrária, trazendo milhares de famílias do Norte e Nordeste, ampliando a abertura das fronteiras para forças econômicas terem acesso às  múltiplas riquezas naturais já mapeadas pelo governo.

4. BURITIRANA

O município de Buritirana foi criado pela Lei Nº 6.189, de 10 de novembro de 1994, após ser desmembrado da cidade João Lisboa no Estado do Maranhão. Entre o município e a capital, São Luiz, existem mais de 1.300 km de estradas pelas BR-135 e BR-226.  Com uma unidade territorial de 822,43 km², Buritirana está microrregião de Imperatriz e mesorregião do Oeste maranhense, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  

5. VILA NOVA DOS MARTÍRIOS

O município Vila Nova dos Martírios, no Maranhão, foi criado pela Lei Nº 6.181, de 10 de novembro de 1994, está localizada na Microrregião de Imperatriz e na Mesorregião do Oeste Maranhense. Possui uma unidade territorial de 1194,83 km² e, em 2019, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  a sua população municipal era estimada em 13.392 pessoas, sendo 6.188  residentes na cidade e 5.070 habitantes na área rural

6. PIO XII

A cidade de Pio XII está localizada na Mesoregião do centro Maranhense e na Microregião do médio Mearim. Distante 270 km de São Luís, capital maranhense, e foi criada pela Lei Estadual nº 1.730, de 26 de janeiro de 1959.  A unidade territorial corresponde a 546,51 km². A sua população, em 2019, alcançava 21.485  moradores pelos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A população urbana é 12.459 e a população rural somava 9.557 habitantes.

7. JENIPAPO DOS VIEIRAS

O município Jenipapo dos Vieiras foi criado pela Lei estadual nº 620, de 10 de novembro de 1994, desmembrado de da cidade de Barra do Corda. A sede municipal foi instalada em janeiro de 1997 e a cidade possui uma unidade territorial de 1.969,5 km² e está localizado na microrregião do Alto Mearim e Grajaú e na mesorregião do Centro Maranhense.

8. AMAPÁ DO MARANHÃO

Com uma unidade territorial de 444,01 km², o município Amapá do Maranhão está localizado na mesorregião do oeste maranhense e na microrregião de Gurupi. Conforme dados da Revista de Geografia e História, nº 2, São Luís, Sioge-Ma, 1947, publicado pelo pesquisador Antonio Lopes, a palavra amapá é de origem indígena e vem da nação Nuaruaque, que habitava a região Norte do Brasil, quando ocorreu a invasão portuguesa.

9. ZÉ DOCA

O município de Zé Doca, no Maranhão, possuiu uma unidade territorial de 2423,12 km²,  e esta localizado na Microrregião do Pindaré  e na Mesorregião do Oeste Maranhense. Criada pela Lei Estadual n.º 4.865, de 15 março de 1988, a história da cidade, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),   é marcada pela ação de famílias migrantes do município do Camucin, no Ceará.

©2020 por Projeto Rede Amazônia.