1. FERREIRA GOMES

O Estado do Amapá é composto por 16 municípios, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre eles, a cidade de Ferreira Gomes foi selecionada para integrar o Programa Rede Amazônia, atividade que trabalhará com o ensino, pesquisa e extensão, além de investir, até 2021, na inovação, capacitação e assistência técnica em regularização fundiária urbana, além de prevenir os conflitos de naturezas socioambiental, habitacional e sanitária nos nove estados que compõem a Amazônia Legal. A área territorial de Ferreira Gomes soma 5.064,92 km² e está localizada na microrregião de Macapá e na mesorregião do Sul do Amapá.

2. CUTIAS

A história da cidade Cutias, no Estado do Amapá, é marcada pela riqueza da oralidade popular. Elevada à categoria de município pela denominação de Cutias, pela Lei Estadual n.º 6, de 1 de maio de 1992, desmembrado do município de Macapá, os moradores antigos diziam que na região havia várias espécies de caça, entre elas a cutia, um roedor de pequeno porte, assim como afirmam que o território utiliza um meio de transporte, uma pequena embarcação, bastante ligeira, denominada cotia, conforme dados da prefeitura divulgados na página do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

3. ITAUBAL DO PIRIRIM

A cidade de Itaubal foi elevada à categoria de município com a denominação de Itaubal pela Lei Estadual n.º 05, de 01-05-1992, alterada pela Lei Estadual n.º 345, 19-06-1997, desmembrado do município de Macapá. Dados divulgados pelo Governo do Estado do Amapá revelam que o município recebeu este nome por haver nas terras uma grande quantidade da arvore nativa da região com o nome de Itaúba, uma madeira utilizada na construção civil e naval. A arvore também é conhecida por nuva.

©2020 por Projeto Rede Amazônia.